sábado, 6 de agosto de 2011

Cristo Redentor: De Braços Abertos Para o Mundo



A estátua do Cristo Redentor começou a ser planejada em 1921, quando foi organizada a "Semana do Monumento" — uma campanha para recolher contribuições dos católicos. No entanto, as doações só começaram 10 anos depois quando o Arcebispo Dom Sebastião Leme passou a coordená-la. Os primeiros esboços do Cristo foram feitos pelo pintor Carlos Oswaldo, que o imaginou carregando uma cruz, com um globo terrestre nas mãos, sobre um pedestal que simbolizaria o mundo. Mas foi a população carioca que optou pela forma da imagem do Redentor de braços abertos, como ela é hoje conhecida no mundo inteiro.
O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro Heitor da Silva Costa e levou quase cinco anos para ser concluído.
Foram estudados vários materiais para o revestimento da estátua, mas por fim foi escolhida a pedra-sabão, utilizada por Aleijadinho para esculpir os Profetas em Congonhas do Campo, Minas Gerais. Embora seja um material fraco, que pode ser riscado até com uma unha, é extremamente resistente ao tempo e não deforma nem racha com as variações de temperatura.
Construir o monumento não foi fácil. Como a execução da obra era impossível no Brasil, os desenhos foram levados para a França, aos cuidados do escultor polonês Paul Landowski. De volta ao país, as peças foram transportadas nos trens da Estrada de Ferro do Corcovado e montadas no alto do morro.
O Cristo Redentor, uma homenagem à religiosidade, tornou-se um símbolo do Rio de Janeiro e do encanto mundial, que recebe a todos de braços abertos

O Cristo é reaberto e passará por modernização
RIO DE JANEIRO (Starnews 2001) – Depois de 4 meses coberto por andaimes, o monumento do Cristo Redentor foi reaberto nesta quarta-feira, 30 de junho de 2010, pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, que já prevê novas obras de modernização no local e maior segurança.
A estátua do Cristo, eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno, passou por um processo ao longo desses 4 meses de limpeza, restauração e colocação de pedras-sabão, material usado na construção do monumento em 1931.
Turistas nacionais e estrangeiros se deliciaram com a vista do alto das Paineiras e com o Cristo totalmente remodelado. "Eles estão maravilhados e encantados com o monumento e a cidade", declarou um guia que acompanhava um grupo de turistas norte-americanos.
Para evitar novos ataques de vândalos ao monumento, como o que aconteceu durante as obras de reparo, a direção do Parque Nacional da Tijuca, onde está a estátua, prometeu instalar em breve câmeras de segurança no local e ampliar o número de seguranças que circulam pela região.
Estão previstas outras novidades, como a construção de um platô de acesso ao Cristo. Também existe a possibilidade da construção de um hotel na região para abrigar turistas nacionais e estrangeiros.
"Ano que vem vamos comemorar com muito orgulho os oitenta anos do Cristo", disse o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, presente ao evento de reinauguração.
As obras de reparo custaram 7 milhões de reais, e há previsão de que as novas obras custem no mínimo 20 milhões de reais. Assim como na etapa de restauração, a Arquidiocese do Rio e a direção do Parque Nacional vão buscar apoio na iniciativa privada.
O Cristo de volta à paisagem do Rio
Por mais que as dimensões do Cristo Redentor sejam grandiosas, devolver as características originais ao monumento de 38 metros e mais de mil toneladas foi um trabalho de minuciosa recuperação de detalhes. O restaurador argentino Pablo Romero Cardozo, pensava, enquanto recolocava, com argamassa, os pequenos triângulos de pedra-sabão na ponta do dedo médio da mão direita do Cristo: “Não posso errar a mão. Tenho que esquecer essa vista e quase não olharei para trás”, dando as costas, ao mesmo tempo, para toda a orla da zona sul, o Pão de Açúcar, a Lagoa e o verde intenso da Floresta da Tijuca.
Foi de Pablo a responsabilidade de remodelar, com uma mistura de cimento e areia, partes do Cristo que, expostas a chuvas, vento, raios e variações de temperatura, foram danificadas desde a última reforma, em 2000. As pedrinhas, chamadas tesselas, foram todas inspecionadas e, quando necessário, substituídas.
“A cabeça e as extremidades eram as partes mais danificadas”, diz a arquiteta Márcia Braga, que coordenou o mapeamento de danos e comandou as equipes envolvidas na restauração. Ao todo, 30% da parte externa da estátua tinham algum tipo de dano físico. Na cabeça, por exemplo, foram reparadas rachaduras causadas por raios. Por todo o corpo, havia pedras que se soltaram, partes desgastadas ou deformadas pela erosão.
A boa notícia é que a estrutura de concreto armado, que sustenta as 1.145 toneladas do Cristo, está em boa forma. “O engenheiro Heitor da Silva Costa calculou a estrutura para suportar 20 vezes os ventos fortíssimos do alto do Corcovado. É uma obra absolutamente sólida”, diz Márcia.
A análise química e a investigação detalhada do corpo da estátua elucidaram mistérios. “Descobrimos a origem de algumas manchas pelo corpo do Cristo. Na década de 80, foram recolocadas tesselas feitas com uma pedra-sabão de composição ligeiramente diferente da original. O resultado era uma coloração mais puxada para o azul, destoando da cor esverdeada do Cristo”, detalha a arquiteta Letícia Pimentel, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
As equipes envolvidas diretamente na restauração trabalharam quatro meses de sol a sol, enfrentando os ventos inclementes no alto dos 710 metros do Corcovado. Mas a visão que os operários, arquitetos e restauradores tiveram nesse período é invejável. Há minúcias que parecem reservadas aos escolhidos que, de tempos em tempos, vão se aproximar do Cristo. De longe, não são notadas, por exemplo, as chagas representadas por cavidades em forma de losango nas palmas das duas mãos. A parte mais funda das duas cavidades têm o tamanho da mão de um adulto. Só do último patamar de andaimes — ao todo foram 13 — vê-se, em detalhes, os contornos que moldam os cabelos do Cristo, divididos ao meio e com quatro camadas sobre a face.
Cristo Redentor é uma das 'Novas 7 Maravilhas do Mundo'
RIO — Após uma intensa campanha, o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, foi anunciado como uma das "Novas 7 Maravilhas do Mundo", durante a cerimônia que aconteceu na noite deste sábado (7/7/2007), no Estádio da Luz, sede do clube Benfica, em Lisboa, Portugal. A eleição, considerada a maior já realizada pela internet e por mensagens de telefones celulares, contou com mais de 100 milhões de votos do mundo todo. O monumento brasileiro ficou na terceira posição, atrás apenas da Grande Muralha da China e das ruínas de Petra, na Jordânia.
As outras maravilhas
A primeira maravilha a ser anunciada foi a Muralha da China, seguida pela cidade de Petra, na Jordânia, toda construída em pedra.
Em seguida, veio o Cristo Redentor. Logo depois, foram anunciados como maravilhas Machu Picchu, no Peru, o templo de Chichén Itzá, no México, o Coliseu, de Roma, e o Taj Mahal, na Índia.
Vários monumentos dos 21 pré-selecionados para obter o título que, semanas atrás, estavam entre os favoritos não chegaram aos primeiros lugares, como as estátuas da ilha de Páscoa, no Chile, a Acrópole de Atenas, na Grécia, e a Alhambra de Granada, na Espanha.
Entre os finalistas, também ficaram de fora a torre Eiffel, em Paris; a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos; a Igreja de Santa Sofia, na Turquia; a Ópera de Sydney, na Austrália; o templo Kiyomizu, no Japão; o Kremlin, na Rússia; o Angkor, no Camboja; o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha; Stonehenge, no Reino Unido e o Timbuktu, em Mali.
Ao fim da cerimônia, a organização do concurso anunciou a criação de uma nova votação, desta vez para escolher as 7 maravilhas da natureza. Será que o Pão de Açúcar vai entrar na lista?
Antiguidade
As sete maravilhas da Antiguidade, uma lista elaborada por Filon de Bizâncio em 200 antes de Cristo, incluíam os Jardins Suspensos da Babilônia, a Estátua de Zeus, o Templo de Ártemis, o Mausoléu de Helicarnassus, o Colosso de Rodes, o Farol de Alexandria, além das Pirâmides de Gizé.
As medidas da estátua do Cristo Redentor
  • Localização – Cume do Morro do Corcovado, 710m acima do nível do mar



  • Visibilidade – 360º



  • Altura total do monumento – 38m



  • Altura da estátua – 30m



  • Altura do pedestal – 8m



  • Altura da cabeça – 3,75m



  • Comprimento da mão – 3,20m



  • Distância entre os extremos dos dedos – 28m



  • Peso da estátua – 1,145 toneladas



  • Peso da cabeça – 30 toneladas



  • Peso de cada mão – 8 toneladas



  • Peso de cada braço – 57 toneladas



  • Distância entre os extremos dos dedos – 30 m



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